A ARMADURA DE DEUS
Muitas pessoas logo no começo da vida cristã já querem desistir com o seguinte argumento: “Parece que foi só eu converter e as coisas pioraram na minha vida.” Alguns perdem o emprego, outros amizades, uns ficam doentes, etc.
Essas coisas acontecem porque uma vez que convertemos entramos numa batalha. Temos um inimigo agora. O povo de Israel no Antigo Testamento teve essa experiência também. Antes de sair do Egito e se livrar do faraó as coisas no primeiro momento pioraram para eles.
Mas não só o novo convertido precisa saber dessa verdade. Na medida que caminhamos com Deus tendemos a esquecer essa realidade e olhamos para as circunstâncias com olhos naturais.
Vamos ler um texto da palavra que nos acorda para essa realidade: Efésios 6, 10-20
Antes de falar da armadura de Deus vamos olhar alguns pontos importantes:
- Nossa luta não é contra carne e sangue. Imagina quantas lutas travamos no casamento pensando que o nosso inimigo é o cônjuge. Ai gastamos muita força para ter nenhum resultado.
Quantas dificuldade nas células e na vida da igreja surgem quando os irmãos começam a batalhar um contra o outro e perdem de vista que o inimigo na verdade é outro.
- Precisamos permanecer firmes no Senhor e nos revestir com o Seu poder. Não podemos entrar nessa guerra na força do nosso braço. Em jejum, oração e na leitura da palavra precisamos nos revestir do poder de Deus.
- O tempo todo precisamos estar preparados para o dia mal e as ciladas do diabo. Não podemos baixar a guarda em nenhum momento. E quais são as ciladas do inimigo?
– Acusar os crentes
– Procurando alguém para devorar (1.Pe 5.8)
– Cegar as pessoas
– Enganar
– Matar, roubar e destruir
Para entrar nessa guerra Deus nos deu uma armadura composta de seis itens. É importante que a gente entenda essa armadura e saiba se vestir com ela. Assim permaneceremos firmes.
- O cinto da verdade
O cinto é um item que nos dá firmeza para caminhar. Quem já usou uma calça com uma cintura maior que a sua sem um cinto? É horrível para andar e fazer qualquer coisa. Toda hora a calça abaixa e precisamos segurá-la e levantá-la com a mão.
Quando vivemos na verdade temos firmeza para caminhar. Quem é o pai da mentira segundo a bíblia? O diabo. Quando mentimos, ou permitimos o engano na nossa vida damos lugar a ele, entramos no terreno dele e a batalha já está perdida. Andamos sem firmeza, por causa da mentira.
Quando vivemos na verdade, não devemos nada a ninguém, podemos caminhar com firmeza.
- A couraça da justiça
A justiça de Cristo é a nossa couraça, e ela protege o nosso coração de ser condenando pela nossa consciência. Vestindo a couraça da justiça mantemos a nossa consciência pura, sem ofensa e assim teremos coragem para entrar na batalha. Em 2.Cor 5,21 lemos que aquele que não conheceu o pecado, se fez pecado no nosso lugar para que nEle fossemos feitos justiça de Deus. Precisamos crer nisso. Se não sempre nos faltará ousadia. O diabo muitas vezes vem para questionar a nossa identidade. Nessa hora precisamos saber que em Cristo fomos feitos justiça de Deus.
- Os sapatos da preparação do evangelho da paz
Um bom sapato faz toda a diferença numa armadura. Devemos permanecer em pé. Para isso precisamos de um calçado adequado. Esse sapato é a nossa convicção da boa nova da paz. Deus não está irado mais conosco. Esse é o evangelho da paz. E hoje fomos chamados para viver em paz. Geralmente pensamos que a paz é o oposto da guerra, mas nessa batalha temos que batalhar em paz. A nossa luta justamente é permanecer nessa paz do evangelho. Esse tem que ser o nosso fundamento. Em Hebreus 4,11 fala que nós devemos nos esforçar para entrar no descanso. Temos que lutar contra o estresse, contra a angustia, preocupação, etc.
- O escudo da fé
Fé no amor de Deus, fé na fidelidade de Deus e fé no poder de Deus. Esse é o nosso escudo contra os dardos inflamados do inimigo. Esses dardos são as tentações, as dúvidas, enganos e mentiras que o diabo lança contra as nossas vidas. Quando vivemos na verdade, sabemos que somos justos diante de Deus e temos paz no coração, vamos ter fé também para poder apagar esses dardos.
- O capacete da salvação
A palavra para salvação no texto original é SOTERIA. Essa palavra no grego significa “bem-estar físico e mental”. Então esse capacete garante a nossa saúde física (Ele carregou as nossas dores e tomou as nossas enfermidades na cruz) e a nossa saúde mental (temos a mente de Cristo). Tem uma batalha muito grande acontecendo na nossa cabeça. Para sermos vitoriosos nessa batalha temos o capacete da salvação.
- A espada do Espírito
A palavra de Deus revelada em nosso coração se torna uma espada muito poderosa. Quando temos revelação e a palavra queima no nosso coração, temos que abrir a boca e confessar a palavra. Tudo que existe nesse universo foi criado pela palavra de Deus e pela presença manifesta do Espirito.
Foi através dessa palavra também que Jesus resistiu ao diabo quando foi tentado por ele no deserto. Diante de toda tentação ele abria a boca e disse: “Está escrito!” No livro de Apocalipse João vê uma espada afiada saindo da boca de Jesus. Essa espada é a palavra. Nós temos essa arma também.
Queridos irmãos, usando essa armadura permaneceremos firmes na fé e venceremos todas as batalhas. Que o Senhor te dê revelação dessa armadura maravilhosa.
Pr. Benedikt Loh
Igreja Videira – Weinstock Kirche – Berlín – Alemania