UM TEMPLO

Processed with VSCOcam with f2 preset

1. Um templo

Toda religião precisa ter os seus templos. Templos grandes, lindos e caros. Um lugar onde Deus habita e deve ser adorado. Temos que ter temor ao pisar num templo. No Antigo Testamento o povo de Deus tinha os seus tabernáculos e templos também. Mas em Jesus o próprio Deus veio e «tabernaculou» no nosso meio. E quando ele subiu aos céus, veio o Espírito de Deus. Recebendo o Espírito de Deus no coração nós nos tornamos o templo de Deus (1.Cor 6.19).

-O prédio da igreja não é sagrado

-A igreja são pessoas e não prédios

– A igreja acontece em todos os lugares

Muitas vezes ainda vemos pessoas tendo o pensamento que o prédio é o templo. Tantas igrejas gastam milhões e milhões construindo “templos”. O cristianismo dos primeiros séculos não precisou de templos. A igreja acontecia nas casa, em cavernas, nas praças.

  1. Cultos com sacrificios

Toda religião cultua o seu Deus em um culto com sacrifícios oferecidos. Animais, ou ofertas são trazidas para adorar a Deus e com uma liturgia bem definida acontece um culto a Deus. No Antigo Testamento podemos ver essas leis cerimoniais também.

Quando Cristo veio Ele se tornou o verdadeiro sacrifício. Com ele mudou a lei dos cultos também. O nosso culto deve ser diferente agora (Rm 12, 1-2).

O culto do Novo Testamento é um estilo de vida. No novo testamento você não vai encontrar nenhum relato de um culto parecido com o culto que nós fazemos. Você não vai encontrar nenhuma carta de Paulo com ensinos sobre a liturgia do culto. Na igreja primitiva não existiam cultos, sabia?

Eles apenas se encontravam de casa em casa, ou no templo (que naquele tempo simplesmente era o melhor lugar para se encontrar com um numero grande de pessoas) e faziam o que sentiam no coração. Oravam, cantavam, profetizavam, ouviam uma pregação, mas tudo guiado pelo Espírito de Deus. Sem horários planejados, sem liturgia pronta, ou script.

O novo testamento não nos ensina a fazer cultos como nós fazemos hoje, porque o verdadeiro culto deve ser a entrega da nossa vida. O novo testamento de ensina a fazer da sua vida um culto.

O que acontece quando fazemos do cristianismo uma religião é que temos um dia e um tempo para cultuar a Deus. O resto da semana posso colocar Deus na gaveta, só no dia do culto eu O tirou de lá e cultuo a Ele. Eu crio o departamento da religião na minha vida independente das demais áreas.

Mas o verdadeiro culto a Deus acontece quando entregamos toda a nossa vida a Deus. Uma vida de consagração. Isso é o nosso culto racional hoje.

Conclusão

Todos nós temos a lei do Espírito escrita em nossos corações que nos liberta do pecado, somos sacerdotes que devem se envolver de forma ativa na obra de Deus. Nós somos o templo do Espírito Santo e o verdadeiro culto a Deus acontece quando nós nos consagramos a Ele e entregamos os nossos corpos como sacrifícios a Deus. Vivendo assim saímos do caminho da religiosidade e começamos a viver o verdadeiro cristianismo.

Pr. Benedikt Loh

Igeja Videira Berlim

www.septimomilenio.com