Quando nos aprofundamos no estudo das teses de Lutero, devemos prestar muita atenção na palavra com a qual os 95 pontos são expostos.
Lutero usa, de forma clara e direta, aquilo que Jesus no mandou: Arrependei-vos… Onde deve começar nossa relação com Ele.
Sem arrependimento não existe perdão dos nossos pecados; e sem perdão, não somos salvos. O esquema, simples e grandioso que nos leva à vida Eterna ou ao castigo Eterno.
Pensando nisto, estive meditando sobre como somos, os humanos, e o quanto é difícil para nós reconhecermos nossos pecados e as nossas iniquidades.
Por isso, o Messias que, sendo Deus, nos conhece perfeitamente, nos exorta ao arrependimento. Se não me arrependo, não existe possibilidade de futuro em relação à minha Salvação.
Diante destes fatos, devo pensar por que tento evitar reconhecer a minha responsabilidade, mesmo sabendo que sou culpado de ter ofendido ao Senhor com as minhas atitudes.
E não só rejeito admitir o que é evidente, mas também procuro fazer com que outra pessoa ocupe o meu lugar como acusado.
Adão já fez o mesmo, por que eu não deveria fazer a mesma coisa?
Esta é a questão complexa do arrependimento. Aqui está a dificuldade de confessar, no meu interior, que não fui fiel ao Senhor e isto deve ser declarado com a minha boca.
Somente poderei me aproximar ao arrependimento que é exigido de mim se reconheço meu pecado. Sem procurar outros culpados ou tentar reduzir a importância da minha falta.
Examino meu interior com a ajuda do Espírito Santo, que me guia pelo caminho extremamente difícil da Verdade. É a única maneira possível de que a minha relação com Deus seja mantida.
Mateus 4:17
Diego Acosta / Neide Ferreira