O rei da Babilônia, Nabucodonosor I, foi um personagem da Bíblia presente em diversas ocasiões de grande importância relacionadas a Israel e, especificamente, com Jerusalém.
Ao longo do seu reinado, houve vários acontecimentos relevantes da história do Povo de Deus, entre eles, a destruição da Cidade Santa.
Além desses fatos, é importante lembrar a intenção de Nabucodonosor de tentar fazer com que a identidade dos judeus que foram levados cativos desaparecesse.
Entre eles também estavam Daniel e seus amigos, que foram considerados dignos de estar na corte dos caldeus. O chefe dos eunucos responsável por eles recebeu a ordem, entre outras, de mudar o nome desses rapazes judeus que foram arrancados à força do seu país.
Mas por que seu nome foi mudado?
Para que eles perdessem sua identidade como judeus!
Para nós, é fácil imaginar essa situação, porque milhares de anos depois, nós, que nos consideramos coerdeiros das promessas dadas a Abraão estamos vivendo uma situação muito parecida.
Não é assim, que todos os dias tentam fazer com que nós sejamos mais parecidos com o mundo do que com o modelo que o Senhor definiu para os homens?
Não tentam fazer com que nossos hábitos sejam cada vez mais parecidos aos da sociedade na qual vivemos?
Não estão tentando fazer com que a Igreja de Jesus perca seus fundamentos verdadeiros?
Se chamaram Daniel de Beltessazar, qual será o nome que tentarão atribuir a mim e a você?
Devemos manter nossa identidade como filhos de Deus do mesmo modo como Daniel: sendo fiéis aos mandamentos do Senhor até o final!
Daniel 1:6-8
Diego Acosta / Neide Ferreira